Páginas

Igualdade...

A escola não é unicamente um espaço onde se adquire conhecimento, ela vai bem mais além, é um ambiente de construção do conhecimento, socialização de saberes, interação de seres em movimento, indivíduos pensantes, agentes ativos na construção de novas experiências, de vivências, onde compartilham diversas formas de ver e representar o mundo a sua volta.
São diferentes pessoas, cada uma com seu mundo particular, mundo este baseado na  própria experiência sentida e vivida, culturas que interagem e mesclam-se, saberes que podem ser bem particulares, mas que ao mesmo tempo são universais.
Educandos não são bancos de dados, onde apenas se deposita conteúdos ou visões de mundos etnocêntricas,  onde vemos postura dos próprios docentes como "o meu conhecimento é superior ao seu", "porque eu estudei mais que você", ou de alunos que dizem "cursei os melhores colégios", acreditando que são superiores aos outros.
Ninguém é superior a ninguém  nós somos seres inacabados, em constante descobrimento, desenvolvimento e aprimoramento, somos parte da história que ouvimos e contamos, porque sempre deixamos algo de nós, mesmo que não tenhamos vivenciado a história.
A educação deve ser libertaria, não opressora, deve oferecer condições para vida igualitária, onde todos sejam tratados com respeito e amor.
Raysa Marcelino 22/04/13

2 comentários:

  1. Raysa você falou tudo aí nesse texto maravilhoso, Raysa obrigada pela visita estou te seguindo pelo g+, só não encontrei a área dos seguidores, te desejo um lindo final de semana beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lucimar Moreira, Obrigado, também estou te seguindo.
      Se você quiser seguir este, a opção seguidores já esta disponível. :)

      Excluir