Páginas

Cyberbullying: Brincadeira ou agressão?

Oi gente bom dia esse é mais um post que fiz no Blog http://sonhosentrepontinhos.com/ não deixem de conferir  esse blog, lá vocês encontrarão diversos textos, desde de resenhas de livro e filmes á diversos textos com temas e assuntos variados.
Vamos começar, vocês já devem ter ouvido falar do cyberbullying,  que vem da junção da palavra “cyber” referente as mídias digitais, internet, etc. E “bullying” o ato de intimidar, de agredir. Então como o nome já diz são as agressões por meio da internet, porem não se restringe somente a ela.
Todos já sabemos da importância das tecnologias nas nossas vidas, ela são muito facilitadoras e nos ajudam de varias formas, mas, quando são usadas de formas erradas, podem prejudicar e muito a vida das pessoas, o cyberbyllying consiste na utilização dessas tecnologias para a intimidação, agressão de forma direta ou indireta, essa é uma forma de agressão que ultrapassa os muros da escola, pode até parecer como uma brincadeira boba, inocente para quem pratica, mas, para a vitima a história não é assim, pode levá-las a ter sérios problemas para o resto de suas vida.
Em 2010 a revista Nova escola fez uma reportagem abordando o assunto, onde é dito que as agressões ocorrem através de E-mail ameaçadores, mensagens negativas em sites de relacionamentos, torpedos com fotos e textos constrangedores para a vítima, e divulgação de videos com imagens pessoais extraídas. Na reportagem também é falado que o cyberbullying é ainda mais cruel que as formas de bullying tradicionais, por que antes as agressões e os constrangimentos se resumiam a ambientes restritos e aos momentos de convívio entre a vitima e o agressor, e através da internet esses muros foram derrubados, hoje as agressões podem ocorrer a qualquer hora e em qualquer lugar, através do celular, tablet, notebook, entre outros.
As agressões tem ainda mais força através da internet, porque se tem um publico muito maior do que em uma escola, as imagens podem ser divulgadas por todo o mundo, constrangendo ainda mais a vitima.  Ainda na reportagem é mostrado o depoimento de uma adolescente de 13 anos, que informou que seus colegas criaram uma comunidade no orkut (rede social), onde pegavam suas fotos e comparavam com fotos de mulheres feias, por causa de seu corte de cabelo.
Como esse ocorrem muitos outros casos todos os dias, então devemos tomar cuidado com as “brincadeiras” que fazemos, porque para nós pode não ser nada, mas para a outra pessoa pode ser muito prejudicial, afinal, ninguém quer ver seu rosto estampado em uma rede social com uma piada sem graça do lado não é?!
O cyberbullying é serio, e só acontece porque tem plateia que gosta de ver esses tipos de agressões, e o “valentão” se sente cada vez mais confiante, e quem vê esse tipo de violência, acha engraçado e propaga ainda mais, acaba também se tornando um agressor.
Então gente, por hoje fico por aqui.
Beijos e não deixem de comentar, até a próxima.
Raysa Marcelino @ysaRaysaa

0 comentários:

Postar um comentário