Páginas

A reprovação escolar é algo bom ou ruim?

A reprovação escolar não é um fenômeno recente, e que afeta alguns países do globo, mas sim é um fenômeno presente em grande parte das escolas no mundo todo, a diferença são as causas dessas reprovações que não podem ser justificadas como simplesmente, preguiça e falta de atenção dos discente, pois cada um destes vive de forma diferente, tem culturas, vivencias, relações de afeto, de amizade diferente um do outro, e tudo isso citado acima influência na aprendizagem e na reprovação, em virtude que esta normalmente é causada pela não aprendizagem dos alunos, ou ainda mais grave, os aprendizes sabem, tem capacidades para avançar de nível, mas por não ter tido uma boa relação com os docentes, estes acabam o fazendo repetir a série, para não ter que conviver com o aluno em questão por mais um, dois ou mais anos. A reprovação acaba deixando nesse caso de ser algo referente a aprendizagem e passa a ser uma questão de gostar ou não dos alunos e vice-versa, é necessário a reflexão a respeito da reprovação como algo positivo ou negativo, não podemos dizer é ruim ou bom, sem conhecer a história de cada discente e tomar cuidado para não colocar motivos de ordem pessoal como um empecilho ou motivo para a não aprendizagem.
Agora gostaria de saber a opinião de vocês a respeito da reprovação, se alguém já passou pela situação poderia dizer o que achou, se foi bom ou ruim para você, fiquem a vontade para comentar.
Raysa Marcelino 25/10/13

3 comentários:

  1. Olá Raysa
    Difícil responder essa pergunta. Se passar uma criança que não aprendeu vai prejudicar os colegas da série seguinte e ela própria que não vai conseguir acompanhar o estudo. Deixá-la na série que repetiu seria desestimulá-la ainda mais. Acho que o papel dos pais é fundamental nesta hora, porque o acompanhamento é necessário demais para que isso não ocorra. E muitos pais não estão nem aí ou trabalham demais e não tem tempo para dar atenção aos filhos. Reprovar é sempre ruim, mas pode ser a única alternativa para que o aluno busque melhorar e aprender.
    Abrsss
    Blog Fernu Fala II
    Siga no Twitter

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pela visita Fernando, o tema é um divisor de águas mesmo, muitas pessoas concordam outras não, mas é sempre bom a reflexão sobre o tema.

    ResponderExcluir
  3. Olá querida obrigado pela sua bondade e compreensão, as pessoas tentam obter uma conexão de volta para visitar mais vezes o blog ler a postagem, voltarei mais vezes! quanto sua postagem Não acho que a escola deve reprova devem da oportunidade para recuperação de 3 meses para recuperar a chance de não ser reprovado, enviando em seu boleto de casa dizendo ao pai para ajudar a criança que a partir três meses se não marcar recuperar será reprovado mesmo.
    beijo.

    ResponderExcluir