Páginas

RESENHA ( LIVRO: A ULTIMA FLOR AMARELA)


O livro A ULTIMA FLOR AMARELA, conta a história de um homem  muito sério e zangado, que vive em um mundo cinza, tão sério quanto ele.
Inicialmente o carro do homem quebra no seu trajeto para casa, ele resolve então continuar a volta para casa, caminhando.  E para encurtar o caminho, pega um atalho por entrando num parque muito bonito, cheio de animais, um lindo lago e flores. Com o chão coberto de pedras e areia, ele ficou ainda mais aborrecido, pensando que iria sujar os seus sapatos,  o lugar tão lindo e colorido que incomodou o sério homem, muito formal vestido em um belíssimo terno sem nenhum amassado e sapatos impecáveis.
No meio do caminho ele encontrou um lindo canteiro de flores coloridas, acostumado a mandar e ser obedecido, ordenou que as flores saíssem do seu caminho,  mas as flores balançaram para os lados, possivelmente impulsionadas pelo vento, porem o sério homem achou que foi uma resposta malcriada das flores.
Muito irritado, gritou que elas iriam ver com quem estavam falando, e começou a arrancar as flores do canteiro, uma a uma, mas na medida que cada flor era arrancada, os animais, as árvores e o lago também sumiram misteriosamente, e o lindo parque foi se transformando um seco e árido deserto.
Ele arrancou, arrancou até que sobrou apenas uma única flor amarela, mas o homem não desistiu, ainda mais zangado porque ela estava em seu caminho, acendeu um cigarro e tentou queimar as pétalas das flor, mas a gota de orvalho da primeira pétala o apagou. E ele tentou de varias formas acabar com a frágil flor que resistiu bravamente, e o homem bem vestido em sua brava luta com a flor, foi se mostrando cansado, rasgado e sujo, mas não desistiu, quando a flor não aguentava mais, estava murcha, triste e aparentemente morta no chão de terra, o homem pegou fósforos e ateou fogo a ultima flor amarela, que desapareceu em chamas alaranjadas como o sol, e exalou um delicioso perfume ao ar.
Satisfeito, o homem então resolveu continuar seu caminho, mas não havia mais caminho, não havia mais parque, não havia mais nada além de pedras e areia, estava ele ali perdido no meio do nada e do outro lado do mundo, eis que nasce bela e plena, a linda e ultima flor amarela.
O livro é excelente para trabalhar a conscientização sobre o meio ambiente e as consequenciais das ações do homem sobre ele, de forma lúdica e simplificada, alcançando diversas faixas etárias.


0 comentários:

Postar um comentário