Páginas

O caos na educação.

         Será que o ensino esta correspondendo as necessidades e expectativa dos educandos?
Acredito que não, desde muitos séculos a educação sempre foi vista como forma de ascensão social, acreditava-se que quem fosse escolarizado já estaria pronto para tudo e teria uma vida de sucesso e plena satisfação, e em alguns casos até ocorria mesmo.
         Mas sabemos que hoje a realidade é bem diferente, a escola perdeu muito do seu objetivo principal, que não é só escolarizar, mas também sociabilizar.
         Muitos conteúdos passados na escola, acabam não sendo significativos para os discentes, tornando o ensino incoerente, sabemos que há o impasse entre o que o aluno tem que aprender e o que verdadeiramente ele quer aprender.
           Além do caos que esta instalado na educação brasileira,  que possui muitas causas, como a falta de investimento na carreira docente e na educação em si, a violência tanto dentro como fora da instituição escolar, como vemos praticamente todos os dias casos de docentes e alunos agredidos. Além da falta de participação da família no ambiente escolar, em muitos casos aqueles infelizmente estão colocando as suas responsabilidades nas mãos dos docentes, justificando a rotina, a vida corrida, é obvio que todos necessitamos trabalhar, mas temos que assumir as nossas responsabilidades, criar um filho não é só os satisfazer economicamente, mas emocionalmente também. Uma família que não acompanha a vida escolar do seu filho proporciona a este, que o seu desempenho escolar seja diminuído.
         Ainda há um caminho muito longo a percorrer, com muitos desafios que não serão fácies de serem vencidos, e a luta tem que ser de todos, temos que abraçar a causa, a educação é a base para a melhoria de toda sociedade, não podemos fechar os olhos para a situação existente, onde jovens em idade escolar, precisam abandonar a escola para trabalhar, outros concluem o ensino médio, mas acabam como analfabetos funcionais, ou professores que abandonam a carreira por causa do baixo salário e da violência.
Raysa Marcelino 18/06/13

2 comentários:

  1. Estamos num modelo capitalista, só por aí é o suficiente entender porque estamos num caos na educação, não só a escola sofre, toda a sociedade está submersa em valores desumanizantes… competitividade, individualismo, valorização do ter e não do ser que incorre em aumento na criminalidade, no abuso de droga, alcoolismo, sistema de saúde precário, moradia, saneamento, etc. Não se inclui com este falso modelo de inclusão, a aprovação automática sem levar em conta a diversidade, sem investimentos no social. Uma escola com objetivos academicistas, vendendo sonhos que não são compreendidos… Os números mostram 70% são analfabetos funcionais ou de fato são… não há investimento nas demais habilidades. O sentimento que se desenvolve nas crianças que se tornam adolescentes é de menos valia, a revolta se instala, a indisciplina e o desrespeito aos professores. violência e quebra-quebra, professores com sindrome de Bournot, professores jovens perdem a esperança e exoneram… os números crescem dia após dia. Não há um olhar para o que de fato tem ocorrido, sim julgamentos rápidos apontando os dedos para quem está tentando remendar o irremendável.

    ResponderExcluir
  2. Estamos num modelo capitalista, só por aí é o suficiente entender porque estamos num caos na educação, não só a escola sofre, toda a sociedade está submersa em valores desumanizantes… competitividade, individualismo, valorização do ter e não do ser que incorre em aumento na criminalidade, no abuso de droga, alcoolismo, sistema de saúde precário, moradia, saneamento, etc. Não se inclui com este falso modelo de inclusão, a aprovação automática sem levar em conta a diversidade, sem investimentos no social. Uma escola com objetivos academicistas, vendendo sonhos que não são compreendidos… Os números mostram 70% são analfabetos funcionais ou de fato são… não há investimento nas demais habilidades. O sentimento que se desenvolve nas crianças que se tornam adolescentes é de menos valia, a revolta se instala, a indisciplina e o desrespeito aos professores. violência e quebra-quebra, professores com sindrome de Bournot, professores jovens perdem a esperança e exoneram… os números crescem dia após dia. Não há um olhar para o que de fato tem ocorrido, sim julgamentos rápidos apontando os dedos para quem está tentando remendar o irremendável.

    ResponderExcluir