Oi gente, meu nome é Raysa e essa é minha estreia, nesta coluna sobre Tecnologia, no blog http://sonhosentrepontinhos.com/,podem ir lá conferirem o blog é bem legal e tem muitos textos diversos, vale a pena vocês passarem por lá, espero que gostem dos meus textos, opinem, vocês podem dar sugestões de temas, estamos abertos as suas opiniões, vocês são extremamente importantes para nós.
Então vamos começar?! Hoje vamos falar um pouco sobre como as tecnologias podem nos aproximar ou afasta de outras pessoas, sabemos que a era da informação e da comunicação já é uma realidade em nossas vidas, a cada dia são lançadas novas tecnologias como os computadores, os tablets e os celulares que estão cada vez mais modernos, funcionais e estão possibilitando uma maior interação entre as pessoas, por meio da internet em todos os lugares, ela facilita nossas vidas e isso é fato, hoje temos a possibilidade de nos comunicarmos com pessoas te todas as partes do mundo em tempo real, instantaneamente, podemos dizer até que temos duas vidas, a real e a virtual, porque esta nos oferece inúmeras facilidades, temos a possibilidade de fazer praticamente tudo através dela, comprar, trabalhar, brincar, se comunicar, namorar e muitas outras funções.
Mas como tudo na vida, tanta facilidade tem dois lados, um positivo e o outro negativo, ela tem o poder tanto de aproximar como afastar os indivíduos. Vocês já pararam para pensar, muitas vezes conversamos mais com nossos amigos virtuais do que com as que estão do nosso lado,
ou até mesmo conversamos com estas, mas mediados por um aparelhos eletrônicos, quem nunca conversou durante horas com um amigo via internet, e quando estava pessoalmente, pareciam estranhos, não tinham assunto para conversar. A verdade é que as interações estão a cada dia mais digitais, e começando bem cedo, as crianças e adolescentes estão passando cada vez mais tempo em frente dos aparelhos tecnológicos, que dependendo da frequência de uso e outros motivos, podem ser bastante prejudiciais.
ou até mesmo conversamos com estas, mas mediados por um aparelhos eletrônicos, quem nunca conversou durante horas com um amigo via internet, e quando estava pessoalmente, pareciam estranhos, não tinham assunto para conversar. A verdade é que as interações estão a cada dia mais digitais, e começando bem cedo, as crianças e adolescentes estão passando cada vez mais tempo em frente dos aparelhos tecnológicos, que dependendo da frequência de uso e outros motivos, podem ser bastante prejudiciais.
O site UOL Noticias, no mês de Abril trouxe a história de uma criança britânica de apenas 4 anos que está fazendo tratamento por estar viciada em jogos em um tablet, contando que quando ela é afastada do aparelho, apresenta sintomas de abstinência. Serio não é?Apenas quatro anos, mas não se espantem, infelizmente casos como este, estão cada vez mais comuns, jovens e adultos isolam-se no mundo virtual buscando uma nova realidade, uma novo mundo, que no caso esta na internet, seja por vergonha, timidez ou qualquer outro motivo. Pois lá, podem ser e fazer o que muitas vezes têm vontade, mas na vida real não fazem, por medo ou vergonha, e infelizmente fazendo coisas erradas também, por acreditarem que na internet podem fazer tudo, que não sofrerão consequências, mas estão enganadas, a internet tem regras, assim como na nossa vida fora dela, temos direitos e deveres, temos o livre arbítrio, porém nem tudo que podemos devemos fazer.
Sabemos que existem todos os tipos de pessoas na internet, podemos estar conversando com alguém e esta não ser quem realmente diz, além das informações pessoais que acabamos disponibilizando sem nem percebermos, nos colocando em risco, quantas vezes não colocamos nas redes sociais, a nossa localização, onde moramos, estudamos, com que estamos e quem são eles, infelizmente essas informações aparentemente insignificantes para nós, pode ser um prato cheio para os bandidos que estão escondidos na rede esperando suas vitimas. Sendo assim temos que ter muito cuidado com as informações que estamos disponibilizando.
Diante de tudo que foi citado anteriormente é importante que tenhamos em mente que as relações digitais são uma realidade, que tem muitos benefícios, ela ajuda a aproximar pessoas de diferentes lugares, gostos e opiniões diversas, além de facilitar a vida das pessoas, pois hoje com a vida corrida que temos, é maravilhoso com apenas alguns toques e pronto um produto que você queria muito e não tinha tempo de ir à loja comprar, chegar em sua casa sem muito esforço, ou então aquela pessoa que você queria muito ver, mas mora muito longe e com a internet temos a possibilidade de conversar com ela em tempo real. Mas também é importante ressaltar que nenhum recurso tecnológico pode substituir a sensação de conversar e de interagir pessoalmente, que o uso excessivo de aparelhos tecnológicos pode ser prejudicial e que nem tudo que queremos devemos fazer por estamos no mundo virtual.
É isso gente, por hoje fico por aqui, comentem, as opiniões de vocês são muito importantes.
Beijos e até mais.
Raysa Marcelino @ysaRaysaa
0 comentários:
Postar um comentário