Páginas

Resenha [ PINÓQUIO ÀS AVESSAS]



TITULO: PINÓQUIO ÀS AVESSAS. 
Uma estória sobre crianças e escolas para pais e professores. 
EDITORA: Versus

ILUSTRAÇÃO: Mauricio de Souza.
O livro PINÓQUIO ÀS AVESSAS de Rubem Alves, é uma releitura da história de Pinóquio do autor italiano Carlo CollodiRubem Alves conta a história de Felipe uma criança muito esperta e curiosa, que adora perguntar, mas quando pergunta algo a seus pais, estes sempre dizem, na escola você receberá a resposta para todas suas perguntas e não respondem as indagações do garoto.
O livro conta a história de Felipe desde sua infância até a idade adulta, mostrando como as expectativas das crianças com relação à escola podem ser destruídas em poucos dias, quando a criança descobre que a vida dentro da escola não é como ela sempre sonhou. Lá tem horário para tudo, muitas vezes as perguntas não são respondidas. 

Rubens Alves faz referência neste livro a história do Pinóquio, um boneco de madeira que sonhava em virar gente, mas como o título já diz, Pinóquio às avessas, essa história vai de desencontro com a outra, nela Felipe, é um menino de verdade que com o tempo acaba se transformando em madeira de modo conotativo, o personagem não se transforma em um boneco, mas acaba agindo como um, pois segue a vontade dos outros, mas não busca os próprios sonhos. 


O livro é uma ótima opção tanto para crianças, adolescente e até adultos, visto que ajuda a entender que nós temos que seguir aquilo que acreditamos, os nossos sonhos. 
Existem duas versões de PINÓQUIO ÀS AVESSAS, a primeira e a segunda das fotos abaixo, que é ilustrada por Mauricio de Souza, e o personagem Felipe é interpretado por Cebolinha.
Recomendo a leitura do livro, traz muitas reflexões importantes, não vou falar mais do livro pois espero que descubram mais sobre Felipe, lendo o livro.
 Raysa Marcelino 29/12/13
 

2 comentários:

  1. Adoro esses livros que acabam lembrando a minha infância. sz
    Facebook: Teorema de Mary
    Blog: Teorema de Mari

    ResponderExcluir
  2. Oi Mariana Lima, obrigada pela visita esses livros tem cheiro de infancia mesmo, são muito bons, já visitei seu face e blog e já segui. :)

    ResponderExcluir