Páginas

Resenha [AS CRIANÇAS APRENDEM O QUE VIVENCIAM]


Título: AS CRIANÇAS APRENDEM O QUE VIVENCIAM- O poder do exemplo dos pais na educação dos filhos.
Coleção: Autoestima 
Autores: Dorothy Law Nolt; Rachel Harris
Editora: SEXTANTE


O livro inicia com o poema de – Dorothy Law Nolt, de mesmo título que nomeia o livro, este traz grades aprendizados, não somente para pais, mas para todos, educadores, cuidadores, apreciadores do mundo infantil e para todos que interessem-se por crianças e suas maneiras particulares de ver o mundo. O livro é dividido em dezenove capítulos, onde são relatadas algumas histórias de situações entre pais e filhos. Algumas situações são aparentemente simples para os adultos, mas para as crianças tem proporções bem diferentes, que muitas vezes nem são percebidas pelos adultos, ou até são percebidas mas não são compreendidas por eles. O livro nos mostra que as crianças vão aprender aquilo que irão vivenciar e entra em intertextualidade com o poema, onde podemos citar como exemplo o capítulo três " Se as crianças vivem com medo aprendem a ser medrosas" e o capítulo dez " Se as crianças vivenciam os elogios, aprendem a apreciar", e nesse contexto seguem todos os capítulos. 
As crianças Aprendem o que vivenciam tem uma linguagem simples e acessível, a leitura é leve e prazerosa, nos leva a refletir e nos colocarmos no lugar dos personagens relatados no livro, nos dando a oportunidade de repensarmos a maneira como compreendemos as crianças e reavaliarmos se estamos sendo um bom exemplo de vivência para elas, sabendo que elas aprendem o que vivenciam e levaram para o resto de suas vidas as experiências positivas ou negativas que tiveram.

1 comentários:

  1. Bom dia Raysa, só te falo que valeu a pena vim conhecer seu trabalho, vai me ajudar na minha pratica pedagógica com meus pequenas, parabéns pelo belo trabalho, obrigada pela visita e por seguir o Espaço do Saber, tbm já te sigo com carinho!

    ResponderExcluir